A HMS atua nacionalmente nas áreas de Medicina e Segurança do Trabalho, com foco no mercado empresarial, possuindo grande capilaridade de serviços e alta qualificação profissional - Porto Alegre - Brasil

Intranet hms, medicina do trabalho, segurança do trabalho, segurança empresarial, empresa, curso, treinamento, qualificação, implantação, gestão, programas, porto alegre, região metropolitana, rio grande do sul, brasil

Opinião - Custo dos Exames Toxicológicos em Motoristas

Opinião - Custo dos Exames Toxicológicos em Motoristas

Opinião - Custo dos Exames Toxicológicos em Motoristas

Neste último mês estamos observando o crescimento dos pedidos de cotação de preços de exames toxicológicos que indicam a presença de substâncias psicoativas, tais como: anfetaminas; benzodiazepínicos; canabinóides; cocaína, incluindo crack e merla; opiáceos, incluindo codeína, morfina e heroína; anfetaminas e metanfetaminas; ecstasy; anfepramona; femproporex; e mazindol. Tal movimento decorre da assinatura da portaria N° 116, que regulamenta a realização de exames toxicológicos em motoristas profissionais do transporte rodoviário coletivo de passageiros e de cargas.

"A portaria foi publicada no dia 16 de novembro, no Diário Oficial da União, e regulamenta regras definidas na Lei Nº 13.103, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Ela entrará em vigor em março de 2016, e determina que os exames toxicológicos devem ser realizados previamente à admissão e por ocasião do desligamento do motorista. Os exames têm validade de 60 dias, a partir da data da coleta da amostra e são sigilosos." (Fonte: MTB)

Neste processo observamos um mercado fornecedor bastante restrito, provavelmente sem capacidade instalada para absorver a demanda que inundará este segmento quando a medida entrar em vigor. A alternativa, realizar exames no exterior, é descartada devido aos custos, fluxo e prazos.

Como se estabelecerá o Mercado fornecedor destes exames no curto prazo? Atualmente o valor de um pacote básico está girando em torno de R$ 300,00 (com volume mensal mínimo), livre de custos de coleta, envio e retorno. Mas nossa dúvida reside no fato de que, embora as empresas estejam em processo de cotação, poucas estão efetivamente contratando o serviço. Desta forma no parece claro que, sem a entrada de novos players no mercado fornecedor, enfrentaremos problemas em março próximo, seja no aumento dos custos, seja na indisponibilidade de oferta.

Por outro lado, no médio/longo prazo esperamos uma redução nos custos destes pacotes, à medida que a relação entre oferta e demanda volte a se equilibrar.
Pedro Heemann Mota - CRARS 048569

Últimas do Blog

Cursos de Segurança do Trabalho no Varejo

Cursos de Segurança do Trabalho no Varejo

Gestão de Medicina e Segurança do Trabalho no Varejo

EAD em Segurança do Trabalho – Alternativa Eficaz

Últimas Notícias

28 de Abril - Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

28 de Abril - Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

Governo regulamenta a realização de exames toxicológicos em motoristas profissionais

Acidentes com máquinas causam 12 amputações por dia e 601 mortes por ano

Preencha o formulário para entrar em contato com nossas áreas técnicas. Se preferir, entre em contato com a HMS através do telefone (51) 3062-7937.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.